Início Amazonas Faixa Liberada oferece nova alternativa de lazer no Centro de Manaus

Faixa Liberada oferece nova alternativa de lazer no Centro de Manaus

0

No coração de Manaus, a avenida Getúlio Vargas, tradicionalmente conhecida pelo ‘corredor’ de árvores e pelo vai e vem diário de carros e ônibus, passa a se reinventar como espaço de convivência e lazer.

A partir deste domingo (24/08), a via ganha a primeira edição da “Faixa Liberada”, no projeto “Centro Vivo”, que busca ressignificar a experiência urbana dos manauaras.A Faixa Liberada não é novidade para a população. Desde que foi implantada na Ponta Negra, na zona Oeste, aos domingos e quartas-feiras, o espaço se consolidou como ponto de encontro para a prática esportiva e o lazer democrático.

Agora, ao chegar ao Centro, a iniciativa amplia o alcance do espaço que promove pertencimento e proporciona lazer e entretenimento à população.Das 6h às 12h, o espaço normalmente ocupado pelo trânsito abre lugar para famílias, grupos de amigos, ciclistas, corredores e curiosos que queiram redescobrir a avenida.

Serão oferecidas atividades gratuitas que vão de brinquedos infantis, como piscina de bolinhas e futebol de sabão, até práticas coletivas como zumba, capoeira, circo, música ao vivo e fazendinha.O projeto também busca estimular a economia local. O aluguel de bicicletas, a oferta de patinetes e a venda de comidas típicas também são esperadas pelo público.

De acordo com o prefeito David Almeida (Avante), a ideia é revitalizar o Centro e atrair a população de volta ao espaço público. “Vamos aproveitar que a avenida é um grande boulevard, com muitas árvores e muita sombra. Estão todos convidados a participar da Faixa Liberada no Centro”, declarou.Entre os moradores do bairro, o clima é de ansiedade.

Lucas Araújo, coordenador de um pequeno mercado no bairro, revela estar animado com a nova atração de lazer e as possibilidades do aumento de vendas.“Acredito que isso pode aumentar minhas vendas. Pessoal quando vem passear geralmente quer comprar água, bolacha, essas coisas.

Estou animado até para ir conhecer também. Com certeza vai mudar o cenário do nosso domingo, que costuma ser bem devagar”, disse à reportagem.Já o militar César Ribeiro comemora a nova opção de lazer. “Adoro correr de manhã cedo, esse novo espaço dá um gás.

Pelo menos vou poder correr em segurança em uma área isolada, já que normalmente preciso correr pelas ruas e tem muito motorista que não respeita. Agora vou me exercitar na paz”.RevitalizaçãoPara receber o público, a paisagem urbana também passou por cuidados especiais.

A secretaria de limpeza pública (Semulsp) realizou poda de árvores, serviços de paisagismo e reforço na limpeza, garantindo mais segurança e visibilidade para quem circula. O entorno do mercado municipal Adolpho Lisboa, um dos cartões-postais de Manaus, também foi revitalizado, com pintura e higienização, valorizando a memória histórica e turística da cidade.

Conteúdo Originalmente Publicado em: Info toda hora

Sair da versão mobile