Início Polícia Força tarefa resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no Amazonas

Força tarefa resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no Amazonas

0
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a Operação Mineração Obscura 2 resgatou trabalhadores de condição análoga à escravidão em garimpos ilegais em Maués (a 696 quilômetros de Manaus – deslocamento fluvial).

A Polícia Federal não informou o número de trabalhadores resgatados, confirmou apenas que eles enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas.

Os agentes federais constataram que a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

A operação contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

A investigação começou a partir de denúncias de exploração de mão de obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro, sendo esta operação um desdobramento da Operação Déjà Vu, que identificara práticas semelhantes na região.

Com informações da Agência Gov

Sair da versão mobile