O governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira (29/10), duas comitivas da Alemanha, uma chefiada pelo ministro da Saúde do país e outra formada por parlamentares, com o objetivo de apresentar os avanços em ações voltadas para economia sustentável do Amazonas. O protocolo reforça a parceria com o país europeu, um dos principais investidores para medidas de preservação do meio ambiente, incluindo o combate às queimadas na região amazônica.
“A Alemanha é o nosso principal parceiro, como na construção da torre Atto, em São Sebastião do Uatumã. Temos parcerias com o KFW, que ajudou a construir a nossa Sema e os Centros Multifuncionais. Estamos tocando agora o projeto Floresta em Pé, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável. A vinda desses grupos é muito importante para reforçar essa parceria e os laços que o Amazonas tem com a Alemanha”, destacou Wilson Lima.
Foto: Diego Peres/Secom
Na ocasião, o governador Wilson Lima explanou sobre projetos sustentáveis executados, entre eles o Guardiões da Floresta, a estruturação do mercado de carbono e a Escola da Floresta. Ele também pontuou a importância da Zona Franca de Manaus, o pagamento de subvenções de cadeias produtivas, ações de combate às queimadas e investimentos em CT&I como tratativas importantes para o desenvolvimento econômico e sustentável, garantindo a preservação da floresta.
A primeira delegação recepcionada pelo governador foi coordenada pelo ministro federal da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, que cumpre agenda no Brasil até quinta-feira (31/10) para reuniões do G20 no Rio de Janeiro. Além dele, também participaram da cerimônia representantes da embaixada da Alemanha no Brasil e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“É um trabalho e são conquistas extremamente importantes não só para a região e para o Brasil, mas também para o mundo, mantendo o bioma floresta vivo, e consequentemente isso tem a ver com a vida. Nós estamos em uma região que está fazendo transformações muito importantes e que têm um significado político”, destacou Lauterbach.
Em seguida, o governador Wilson Lima também se reuniu com deputados da Comissão Parlamentar de Ação Climática e Energia do parlamento alemão. O objetivo da reunião foi discutir oportunidades de colaboração e fortalecimento das relações entre o Amazonas e Alemanha nas áreas de meio ambiente, bioma e povos da floresta.
Foto: Diego Peres/Secom
Parcerias
Em janeiro de 2023, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, visitou a cidade de Manaus, o primeiro compromisso oficial do governador Wilson Lima após tomar posse para o novo mandato. O presidente conheceu ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão, logo após o anúncio que o país europeu estava investindo novamente no Fundo Amazônia.
Outra ação é o projeto Floresta em Pé, que faz parte do programa de Florestas Tropicais do Banco de Desenvolvimento Alemão KFW, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Em setembro, 85 brigadistas foram contratados pelo Governo do Estado para atuar no combate às queimadas, sendo que os recursos serão reembolsados pelo projeto.
O estado do Amazonas também dispõe de uma torre de observação, a Torre Atto, resultado de parceria do Amazonas com a Alemanha. Desenvolvido por cientistas e inaugurado em 2015, o mecanismo foi instalado em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus) para registrar dados meteorológicos, químicos e biológicos da região amazônica.
Com informações da Secom