Início Geral Governo do Amazonas inicia trabalhos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)...

Governo do Amazonas inicia trabalhos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Prosamim

0

 

 

Após 15 anos, o projeto para transformar a Estação de Pré-Condicionamento (EPC) em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), saiu do papel. Esta semana, o Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou as sondagens no local para a validação do projeto estrutural e a previsão é que a obra comece na primeira semana de janeiro.

 

 

O investimento é de R$ 36.539.433,08, o projeto estava engavetado desde 2003, quando o Prosamim foi criado. Localizada no bairro de Educandos, zona Sul, a ETE vai beneficiar ainda os bairros do São Raimundo, Presidente Vargas, Colônia Oliveira Machado, Bethânia, Cachoeirinha, Praça 14 e Centro. “Transformar a Estação de Pré-Condicionamento em uma Estação de Tratamento de Esgoto sempre foi uma prioridade do governo Amazonino Mendes e por isso, estamos felizes em finalmente tirarmos esse projeto do papel, que vai resolver parte problemas de saneamento da capital. Sabemos que com a ETE, a rede de esgoto do Prosamim terá o tratamento adequado e dessa forma iremos diminuir a poluição dos nossos rios”, comentou Claudemir Andrade, coordenador da UGPE.

 

 

De acordo com Tatiana Lachi, engenheira civil e fiscal de obra da UGPE, atualmente a EPC é um tratamento preliminar que remove o material sólido e flutuante do esgoto antes da chegada aos rios, já a ETE vai fazer um tratamento mais eficaz através de processos físicos, químicos e biológicos removendo as cargas poluentes do esgoto. “A ETE tem a função de tratar o esgoto contaminado por microrganismos e bactérias antes da chegada aos rios, devolvendo ao ambiente um produto final, efluente tratado em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. A ETE do Educandos irá tratar 200 litros por segundo”, disse a engenheira, que também falou sobre a sondagem. “As sondagens é uma parte técnica da obra que serve para verificar até onde vai o solo mole do terreno até atingir a rocha. Depois dessa etapa, o projetista faz a validação do projeto estrutural e se estiver tudo de acordo com o planejado ele autoriza o início da obra”, completou Tatiana Lachi.

 

 

A construtora responsável pela obra será a Etam, os trabalhos serão realizados em horário comercial. A previsão é que a Estação de Tratamento de Esgoto do Prosamim seja entregue em fevereiro de 2020.

Sair da versão mobile