28.3 C
Manaus
InícioGeralGoverno do Amazonas leva ações de direitos humanos às calhas do Rio...

Governo do Amazonas leva ações de direitos humanos às calhas do Rio Negro, Médio Amazonas e Alto Solimões

Publicado em

Conscientizar a população e mostrar que as políticas estaduais são para todos é uma linha de atuação do Governo do Amazonas que, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), está levando ações de direitos humanos a municípios das calhas do Rio Negro, Médio Amazonas e Alto Solimões. Neste mês, as atividades foram reforçadas com foco nas mulheres e pessoas em vulnerabilidade.

Psicólogas e assistentes sociais da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) já estiveram nos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, nas calhas do Alto Solimões e Rio Negro, respectivamente, para falar sobre os equipamentos estaduais que auxiliam mulheres em situação de violência. As atividades seguem até o sábado (24/08).

Em São Gabriel, a equipe da Sejusc está dando ênfase no letramento racial e de gênero, e conduta com pessoas LGBTQIAPN+. Além da comunidade, servidores da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) participam das palestras focadas na abordagem em relação aos migrantes e refugiados na cidade.

Foto: Arquivo Pessoal e Ygson França /Sejusc

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, conta que a iniciativa foi um pedido da PMAM, como meio de estar em constante melhoria dos serviços no estado. Ela ainda comentou que a capacitação é importante para a cidade, visto que é um local de constante movimentação populacional.

“Considerando a geografia do município, que possui cerca de 20 etnias, é muito importante abordar esses temas, abordar a igualdade racial, direitos das mulheres, entre outros tópicos. Essa capacitação ainda ocorre antes do ‘Festribal’, uma festa cultural realizada no fim do mês na cidade, e todos os PMs já estarão capacitados para realizar essa segurança”, reforçou a secretária.

Foto: Arquivo Pessoal e Ygson França /Sejusc

Agosto Lilás

Nos municípios de Novo Airão, Itapiranga e Silves o foco será, principalmente, o combate à violência contra a mulher. As ações visam capacitar prestadores de serviços locais para a implantação do protocolo “Não é Não”, além de estimular a conscientização sobre a campanha nacional “Agosto Lilás”, pelo fim da violência de gênero.

Silves e Itapiranga (respectivamente, a 204 e 227 quilômetros da capital) vão receber as ações de conscientização sobre violência de gênero na última semana de agosto, com foco na implantação do Protocolo Não é Não.

A secretária Jussara destacou que a informação precisa chegar em todos os locais. “Além de realizar abordagens e a capacitação dos servidores do estado, teremos ações nas cidades, visitaremos os locais de apoio e auxílio à mulher no município, reforçando nossa parceria, além de ver meios de melhorar os mecanismos para a mulher no interior”, pontuou.

Com informações da Secom

Notícias recentes

Outubro Rosa: câncer de mama está entre os principais tumores que atingem mulheres no Amazonas

O Outubro Rosa amplia, ao longo deste mês, o debate sobre prevenção, diagnóstico precoce...

Jornalismo em Pauta: fórum debate produção digital e desafios da comunicação contemporânea

Os desafios e perspectivas da comunicação contemporânea são os temas do Fórum de Jornalismo...

Sine Manaus oferta 926 vagas de emprego nesta quinta-feira, 15/10

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 926 vagas de emprego...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, acompanha balanço das ações estaduais de combate às queimadas no Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União...

leia mais

Outubro Rosa: câncer de mama está entre os principais tumores que atingem mulheres no Amazonas

O Outubro Rosa amplia, ao longo deste mês, o debate sobre prevenção, diagnóstico precoce...

Jornalismo em Pauta: fórum debate produção digital e desafios da comunicação contemporânea

Os desafios e perspectivas da comunicação contemporânea são os temas do Fórum de Jornalismo...

Sine Manaus oferta 926 vagas de emprego nesta quinta-feira, 15/10

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 926 vagas de emprego...