As memórias e experiências de pessoas idosas podem ganhar novas formas de expressão por meio do audiovisual. Essa é a proposta da oficina “O tempo que nos habita: audiovisual, memória e imaginação de futuros”, que está com inscrições abertas até 3 de novembro. A atividade será realizada em Manaus nos dias 4, 5 e 6 de novembro, das 14h às 17h, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro. A participação é gratuita, com certificado, e não exige experiência prévia na área.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário: https://forms.gle/5S4DsL1RmT5fheKt7
A oficina integra a programação da 16ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Curso de Cinema e Audiovisual. Em Manaus, a Mostra conta com produção local da Manaus Amazônia Galeria de Arte.
A proposta é explorar o audiovisual como forma de escuta e criação coletiva, partindo das memórias, dos saberes e das trajetórias de pessoas idosas, discutindo como imagens e narrativas podem contribuir para valorizar essas histórias e ampliar as formas de olhar para o envelhecimento.
Conduzida por Laísa Lima, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a oficina combina o contato com filmes e exercícios práticos de criação audiovisual. A programação também prevê a apresentação de metodologias que podem ser aplicadas nos espaços de atuação dos participantes e discussões sobre os cuidados éticos na criação de imagens com e para pessoas idosas.
A atividade é voltada a educadores, arte-educadores, assistentes sociais, profissionais de projetos sociais, agentes culturais, conselheiros de políticas para a pessoa idosa e demais interessados em audiovisual. Não é exigido conhecimento prévio nem experiência na área.
A oficina faz parte da edição de 20 anos da Mostra Cinema e Direitos Humanos, que tem como tema “O tempo que nos habita: narrativas do envelhecer, da ancestralidade e a construção do futuro”. A programação ocorre em novembro e dezembro, simultaneamente em 15 cidades brasileiras, com sessões gratuitas, debates, homenagens e oficinas de formação.
Serviço
Oficina: O tempo que nos habita: audiovisual, memória e imaginação de futuros
Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2026
Horário: 14h às 17h
Local: IFAM – Campus Manaus Centro
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1975 – Centro, Manaus/AM
Inscrições: https://forms.gle/5S4DsL1RmT5fheKt7
