28.3 C
Manaus
InícioAmazonasOnda de calor extremo deve atingir Brasil e altas temperaturas são previstas...

Onda de calor extremo deve atingir Brasil e altas temperaturas são previstas no AM

Publicado em

Manaus – Um alerta emitido por meteorologistas do instituto de Meteorologia do MetSul mostrou que uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nas próximas duas semanas. O aviso das altas temperaturas veio acompanhado de um risco à vida e a indicação de cuidados redobrados. No Amazonas, a temperatura deve subir e alcançar 45ºC, sem levar em consideração a sensação térmica, que pode chegar as 50ºC.

De acordo com o MetSul, as marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos. O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.

Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Ainda segundo o Met Sul, A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.

Calor e queimadas

O Amazonas decretou, no dia 12 de setembro, situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus sob o impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou 3.925 focos de queimadas nos primeiros dez dias de setembro.

A Situação de Emergência Ambiental abrange áreas dos municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá e Maués, no sul do estado; e Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Autazes, Silves, Itapiranga, Manaquiri e a própria capital, na Região Metropolitana de Manaus.

 

Notícias recentes

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...

Governo do Amazonas decreta emergência em 36 municípios afetados por queimadas

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), decretou situação de emergência em 36...

leia mais

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...