A Operação Natal Seguro, formada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PCAM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM), registrou 85 casos de alcoolemia e 23 recusas ao teste, entre a noite de terça-feira (24/12) e manhã desta quarta-feira (25/12), em dez pontos estratégico de toda Manaus.
No total, foram abordados mil veículos, sendo destes 294 foram autuados. Além disso, foram removidas 50 motocicletas e sete carros por diversas irregularidades, dentre elas condução sem placa veicular de identificação. Também foram registrados 43 casos de condução veicular sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD).
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, a partir desta terça-feira, essa ação integrada seguirá até o dia 7 de janeiro com o objetivo de salvar vidas. “Estaremos nas ruas para coibir qualquer prática de crime de trânsito com a missão de salvar vidas. Aquele cidadão ingere bebida alcóolica, que não faz o uso da direção. Aquele motociclista que sair de casa sem o uso do capacete, será abordado. Faremos o uso de todas forças necessárias para que as leis de trânsito sejam cumpridas”, disse Wendell.
Ainda durante a operação, no ponto da avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, houve uma perseguição a uma moto sem placa. Próximo da abordagem, o condutor do uma moto acabou jogando um celular e 30 gramas de substância entorpecente
Apoio
O secretário executivo-adjunto da Seagi/SSP-AM, coronel Almir Cavalcante, reforçou que está dando todo apoio a essas ações de final de ano promovidas pelo Detran Amazonas em parceria com os demais órgãos. “É importante ressaltar que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) está atento para as ocorrências neste primeiro momento, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também está disponibilizando todas suas ferramentas para que consigamos êxito nesse primeiro dia de operação”, salientou.
O coordenador de Fiscalização do Detran-Amazonas, Artur Cruz, destacou que um dos principais focos dessa operação é coibir o binômio álcool e direção. “Mas também estaremos atentos a qualquer outra infração de trânsito que possa comprometer a segurança viária da população. A ideia é reduzir os números de acidente de trânsito que estão sendo ocasionados por negligência e imperícia dos condutores de veículos”, finaliza ele.
Segundo Arthur Cruz, entre as principais infrações registradas estiveram: condução de motocicleta sem uso do capacete de segurança (36), permitir condução de veículo sem CNH ou PPD (28), dirigir veículo utilizando calçado inapropriado (14) e conduzir motocicleta com passageiro sem uso do capacete (12). Ao final da operação, foi registrado apenas um acidente de trânsito com três vítimas lesionadas, na zona norte de Manaus.
Com informações da Secom