Início Saúde Palestra de prevenção ao câncer do colo do útero marca Semana da...

Palestra de prevenção ao câncer do colo do útero marca Semana da Mulher no HPS 28 de Agosto

0

O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM), marca a semana das mulheres com a conscientização sobre o câncer do colo do útero. Como parte da campanha “Março Lilás”, a unidade realiza palestra informativa e especial sobre o assunto para as servidoras. O evento será realizado no Hall do hospital, na quinta-feira (09/03), às 15h, com a coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital.

O mês de março é amplamente reconhecido como o período de conscientização sobre a saúde da mulher e, em particular, sobre uma doença que tem aumentado significativamente nos últimos anos: o câncer do colo do útero. Para contribuir com essa causa, a direção do HPS 28 de Agosto organiza a palestra “Prevenção do Câncer do Colo do Útero, Cuidado e Qualidade em Saúde da Mulher”, que reunirá as colaboradoras da unidade.

O tema será conduzido pelo educador físico Henrique Barbieri, pós-graduado em Psicologia do Esporte, e atua diretamente na área da saúde através do segmento, trazendo para as mulheres informações de prevenção à doença, a partir de cuidados e melhor qualidade de vida por meio do esporte. Representante da empresa Saber é Saúde, o profissional atua há oito anos com palestras direcionadas à saúde tendo como base a medicina ocupacional.

“Somos uma unidade de urgência e emergência, e como não podemos parar e orientar todo mundo, vamos tornar as nossas colaboradoras multiplicadoras das informações, junto a pacientes em seus leitos, família e amigas. O formato da palestra é diferenciado, já que o esporte é conhecido por proporcionar uma melhor qualidade de vida, e nós mulheres precisamos nos prevenir de doenças como o câncer do colo do útero. E se existe uma forma de fazê-lo, vamos incentivar”, disse a diretora geral do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2023 espera-se uma média de 17 mil novos casos de câncer do colo do útero no Brasil. A região Norte do país apresenta a maior incidência, com uma taxa de 20,48 casos por 100 mil mulheres.

Sair da versão mobile