O senador Omar Aziz (PSD) aparece na liderança da disputa pelo Governo do Amazonas, com 33,4% das intenções de votos válidos, segundo pesquisa do Instituto Veritá divulgada nesta quinta-feira (10). O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 9 de setembro e ouviu 1.220 eleitores em todo o estado.
Na sequência aparecem Professora Maria do Carmo (PL), com 26,9%, e Roberto Cidade (União), com 20,9%. O ex-prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), registra 12,8%.
Também foram citados Cabo Daciolo (Mobiliza), com 4,1%, Isael Munduruku (Rede), com 1,3%, e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,4%.

Diferença entre os candidatos
Considerando apenas os votos válidos, Omar Aziz aparece 6,5 pontos percentuais à frente de Maria do Carmo. A candidata do PL está 6 pontos à frente de Roberto Cidade, enquanto a diferença entre Cidade e David Almeida é de 8,1 pontos percentuais.
Na pergunta que considera o total de entrevistados, incluindo votos brancos, nulos e eleitores que não souberam ou não responderam, Omar Aziz aparece com 31,2%, Maria do Carmo com 25,1%, Roberto Cidade com 19,5% e David Almeida com 12%.
Nesse cenário, 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam, enquanto 1,9% declararam voto branco ou nulo.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Veritá Ltda., por iniciativa própria, com 1.220 eleitores com 16 anos ou mais, moradores do Amazonas há pelo menos um ano.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Segundo a metodologia divulgada pelo instituto, as entrevistas foram realizadas por meio de unidade automatizada de respostas, com reconhecimento de voz e transcrição de áudio. A amostra foi elaborada com base em dados do TSE, Censo 2022, PNAD e PNADC, considerando variáveis como sexo, idade, escolaridade e localização geográfica. O instituto informa ainda que 20% das entrevistas foram auditadas.
A pesquisa está registrada no TSE sob os números AM-08447/2026 e BR-03100/2026.