Na terça-feira (6), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante um homem de 20 anos e apreendeu dois fuzis e mais de 600 cartuchos no município de São Paulo de Olivença, a 985 quilômetros de Manaus. A ação foi realizada pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI) em conjunto com a 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
As armas, um fuzil calibre 7,62×51 (AK-47) e outro calibre 7,62×39, estavam armazenadas no interior de uma lancha ancorada no porto do município.
A prisão ocorreu durante a abordagem à embarcação, que tinha como destino o município de Tabatinga, a 1.108 quilômetros da capital. A operação foi desencadeada após denúncias feitas pela população.
Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, os fuzis pertencem ao Exército Venezuelano e seriam utilizados para escoltar uma carga de entorpecentes que seria transportada de Tabatinga para Manaus.
“Esta é uma ação de pronta resposta que retira de circulação armamento utilizado pelo narcotráfico. Após a logística criminosa, as armas retornariam às suas origens para escoltar novos carregamentos e, em caso de intervenção, seriam usadas em confrontos com as forças de segurança”, relatou Mavignier.
O delegado Igor Nunes, da 52ª DIP, informou que os cartuchos foram encontrados dentro de uma caixa no porão da embarcação, envoltos em plástico.

“Assim que abordamos o autor, ele confessou ter realizado outras viagens transportando cargas desconhecidas. Ele alegou que foi contratado por um homem para levar a caixa até outro município. Acreditamos que alguém tenha alertado os destinatários sobre a abordagem”, explicou Igor Nunes.
A ação é resultado de uma pronta resposta da Polícia Civil no combate ao narcotráfico. As investigações continuarão para apurar a origem e o destino do material apreendido, bem como o possível envolvimento de outras pessoas.
O suspeito responderá por posse ilegal de arma de fogo ou munição de uso restrito e permanecerá à disposição da Justiça.