Início Educação Professor do Instituto de Computação da UFAM ganha prêmio de melhor artigo...

Professor do Instituto de Computação da UFAM ganha prêmio de melhor artigo em evento nacional

0

O professor Raimundo Barreto, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM), recebeu o prêmio de melhor artigo em uma das categorias disputadas denominada de Trilha 1: Metodologias e Tecnologias Digitais para a Educação, dividindo a autoria do artigo com o professor Gabriel Leitão, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e o aluno doutorando Edwin Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/IComp). A premiação aconteceu durante o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) 2024, realizado no período de 4 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro.

Com o título: “Objeto Tangível para Estudo de Trigonometria do Triângulo Retângulo”, o artigo apresenta um estudo de caso de um objeto de aprendizagem tangível, especificamente, de um quadro trigonométrico que é ao mesmo tempo físico e virtual. “Foram realizados experimentos com 21 alunos, divididos em dois grupos, sendo um com 12 alunos, utilizando métodos tradicionais; e, um segundo grupo, com 9 alunos, que utilizou o objeto tangível. Os resultados apontam que o grupo 2 teve uma melhoria na aprendizagem em termos de diversas métricas de aprendizagem”, explicou o professor.

De acordo com ele, também foram feitos testes de experiência do usuário somente com o grupo 2 e os resultados foram que o objeto tangível teve 98% de aceitação no aspecto “utilidade percebida”; 93% de aceitação no aspecto “satisfação percebida”; e 94% de aceitação no aspecto “intenção de uso”. Vale ressaltar que o artigo é resultado direto da tese de doutorado de Gabriel Leitão, que foi orientado pelo professor Raimundo Barreto.

O SBIE é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), classificado como um evento Qualis A3, que tem por objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros.

Com informações da CBS Comunicação

Sair da versão mobile