Dados registrados pelo Porto de Manaus demonstram que o Rio Negro alcançou a marca de 25,75 metros. O mesmo nível, no ano passado, só foi registrado em 12 de maio, com exatos 25,75 metros. Os números foram divulgados nesta terça-feira (25), no site oficial do Porto de Manaus.
Durante os vinte e um dias do mês de março, o nível do rio apresentou uma subida de 1,75 metro. Embora, na última semana, o ritmo tenha oscilado entre 5 e 7 centímetros por dia, a partir das chuvas que atingiram a capital na tarde de quarta-feira (19), o Rio Negro registrou uma subida de 21 centímetros.
Em um comparativo, em 25 de março de 2024, o nível do rio era de 23,33 metros, ou seja, uma diferença de 2,42 metros em relação ao mesmo dia de 2025.
De acordo com dados emitidos pelo Serviço de Alerta de Eventos Críticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Rio Negro está a 1,25 metro de alcançar a Cota de Alerta de Inundação (27,00 metros) e a 1,75 metro da Cota de Inundação (27,50 metros).
Com base na metrificação realizada pela Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa), a cidade de Iquitos, no Peru — onde está localizada a nascente do Rio Solimões — registrou a marca de 85,8 metros, representando uma subida de 17 centímetros, considerando o recorte temporal de sete dias.
Chuvas na região
Em razão da atuação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na Região Amazônica, as condições atmosféricas indicam a persistência das chuvas nos estados do Amazonas e em outras áreas da Região Norte. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois avisos meteorológicos laranja (perigo), indicando que a precipitação pode chegar a 100 mm, com rajadas de vento de até 100 km/h.
A partir de dados estatísticos emitidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), era esperada uma média de 383 mm de chuva para o mês de março em Manaus. Contudo, até o dia 25 de março, já choveu 358 mm, o que corresponde a 93% da média histórica.
Alerta Metereológico
O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), do Inpe, sinalizou o estado do Amazonas, durante o mês de março, com duas categorias de alerta: laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial), em razão das chuvas intensas que ameaçam a região.
Com informações e foto de Acrítica.