28.3 C
Manaus
InícioPolíticaSegundo turno: comícios ficam proibidos a partir da meia-noite

Segundo turno: comícios ficam proibidos a partir da meia-noite

Publicado em

Na reta final para o segundo turno das eleições presidenciais e de 12 governos estaduais, candidatos e eleitores têm de estar atentos para alguns prazos previstos pelo calendário eleitoral. Reuniões públicas, comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa ficarão proibidos a partir da meia-noite.

Comícios de encerramento da campanha, no entanto, poderão ser prorrogados por mais duas horas.

Notícias relacionadas:Agência Brasil explica como funciona a biometria nas eleições 2022.Eleições: Justiça do DF determina gratuidade do transporte público .Desde o dia 25, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, exceto em casos de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Pessoas que impeçam o direito de eleitores transitarem livremente também poderão ser presas. Estas duas medidas valem até 48 horas após o pleito.

Hoje (27), é o último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem, na internet, os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

Também hoje, tem início o prazo para o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora expedir salvo-conduto em favor de eleitores que venham a sofrer violência moral ou física.

Propaganda

Amanhã (28), será o último dia para propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, bem como de propaganda paga em imprensa escrita e de reprodução na internet do jornal impresso. É também o último dia para a realização de debate em rádios e TVs.

O sábado (29), véspera do segundo turno, será o último dia para veiculação de propaganda eleitoral feita por meio de alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica.

Pleito

Chega o dia 30 de outubro, data em que os brasileiros escolherão quem presidirá o país pelos próximos quatro anos; e os 12 governadores das unidades federativas que terão segundo turno no próximo domingo.

O início da votação será às 8h e o término às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito o horário de votação será uniformizado em todo o país. Ou seja: as regiões em que há fuso horário diferente vão seguir o horário de Brasília.

Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil dará início à apuração assim que as eleições terminarem no domingo, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas.

Notícias recentes

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...

Manaus registra sequência de incêndios em diferentes zonas da cidade

Manaus registrou uma sequência de incêndios em diferentes regiões da cidade nos últimos dias,...

leia mais

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...