Início Uncategorized Sejusc promove debate sobre políticas de álcool e drogas com pessoas em...

Sejusc promove debate sobre políticas de álcool e drogas com pessoas em situação de rua

0

Em alusão à 25ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, nesta terça-feira (13/06), uma ação de conscientização sobre o uso de álcool e drogas, na Associação Aliança de Misericórdia, na zona sul de Manaus. A atividade contou com palestra, orientação, encaminhamento e atendimentos voltados às pessoas em situação de rua.

Mais de 70 pessoas participaram da ação, que foi coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH) e contou com equipes profissionais da Gerência Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD), do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos (DPDD) e da Gerência de Políticas à População em Situação de Rua (GPOP).

Na palestra, o objetivo foi conscientizar pessoas em situação de rua sobre os riscos do uso excessivo de álcool, drogas e entorpecentes, além de informar como a Sejusc pode ajudar esse público a superar o vício. O representante da Sejusc e assessor da GPAD, Geovane Amorim, explica a importância da mobilização para esse grupo vulnerável.

“A atividade de hoje tem o intuito de explicar os males da dependência química, dos males psicológicos, físicos e sociais. A ação também busca apresentar os serviços da Sejusc para quem ainda não conhece e orientar essas pessoas sobre seus direitos”, explana Geovane.

A equipe da Sejusc realizou serviços de acolhimento e encaminhamento para redes de proteção parceiras, como a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entre outros. Um dos participantes da ação, Cesar da Conceição, conta como foi sua experiência.

“Foi uma ação maravilhosa. Eu adoro quando tem essas palestras e ações da Sejusc para pessoas como eu, em situação de rua. É muito bom receber essa atenção, ser escutado e atendido”, comemora Cesar.

Houve também atendimento e solicitação para emissão de documentos para quem precisava. Foram emitidas 10 declarações de hipossuficiência para emissão de segunda via da Certidão de Nascimento, além do encaminhamento para a retirada de segunda via de Registro Geral (RG).

No dia 26 de junho é o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico Ilícito de Drogas, e a Sejusc terá ações em áreas estratégicas, junto a associações que fazem trabalhos voltados a esse público.

Sair da versão mobile