A noite cai e o frio não desce. Nessa terça-feira (20), de acordo com o site Clima Tempo, a capital está com 36° C, mas a sensação térmica é de 45°C. A tendência após o pôr-do-sol são esses valores aumentarem. Os manauaras vivem o verão amazônico que iniciou em junho e segue até outubro com noites cada vez mais quentes. Na avaliação do mestre em clima e ambiente, Willy Hagi, meteorologista da Meteonorte, “Manaus é uma cidade que vem ficando progressivamente mais quente a cada ano nas últimas três décadas”.
Hagi pontua os fatores para números tão altos de sensação térmica.
De acordo com o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para essa semana é de temperaturas mínimas de 26°C e máximas de 36°C até sexta-feira (27). Para o sábado (28) a previsão é que a máxima alcance 38°C, probabilidade de chuva isolada. Hagi adianta que “as previsões não são otimistas para as próximas semanas”. E acrescentou.
Período seco
O rio Negro nesta terça-feira (20) atingiu a cota de 22 metros e 56 centímetros. Desde o inicio do processo de vazante no dia 23 de junho, vazou quatro metros e 29 centímetros, segundo o Porto de Manaus. O 33º Boletim de Hidrológico da Bacia Amazonas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM-SGB) analisou que a bacia do Rio Negro “está em processo de recessão com descidas médias diárias na ordem de 5 cm em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. Em Manaus, o rio Negro aponta declínios diários na ordem de 13 cm e está 90 cm abaixo da faixa da normalidade”.
Willy analisa que a estação seca atual é tão grave quanto a do ano passado.