Brasil – O Vasco da Gama está proibido de registrar novos jogadores. Devido ao não pagamento das contratações do goleiro Léo Jardim, o lateral Puma Rodríguez e do zagueiro Capasso, o clube sofreu um transfer ban da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Na compra de Léo Jardim junto ao Lille, da França, o Vasco dividiu o valor em três parcelas. A primeira era em fevereiro e foi paga com atraso. Já a de agosto ainda não caiu na conta dos franceses, enquanto a terceira ficou para fevereiro de 2024.
No início do ano, o Vasco comprou Puma Rodríguez junto ao Nacional, do Uruguai, por 2 milhões de dólares (R$ 10 milhões na época), e Capasso do Atlético Tucumán, da Argentina, por 1,5 milhão de dólares (R$ 7,8 milhões na época). Os valores não foram pagos.
Diante das pendências, os três clubes acionaram a FIFA contra o Vasco. A expectativa é que as dívidas sejam quitadas no início de outubro, quando está previsto um novo aporte financeiro da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
O transfer ban, porém, não tem efeito prático neste momento. Afinal, a janela de transferência no futebol brasileiro está fechada.
Dentro de campo, o Vasco segue se preparando para o confronto direto contra o Santos, no próximo domingo (1), na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Brasileirão.